sábado, 5 de fevereiro de 2011

Novo Ano Chinês: Coelho 兔子

Iniciou no passado dia 3 de Fevereiro o novo ano chinês: coelho

Como são descritos os nativos de coelho:
Simples, afectuosos, atraentes para o sexo oposto, talentosos e ambiciosos. Realistas quanto às suas características, deixam o papel de líder para o mais forte. Tradicionalmente associado à boa visão e um excelente juiz de carácter, com um instinto para reconhecer a sinceridade nos outros e uma habilidade quase paranormal em detectar falsidade. Nos relacionamentos pessoais, mesmo as fraudes mais inocentes serão identificadas quase que no momento em que forem perpetradas.

Tipos de Coelho
* Metal: esforçados, ambiciosos, bons organizadores, adoram ajudar os outros, confiantes; devem relaxar para evitar um colapso nervoso.
* Madeira: gentis, bondosos, menos ambiciosos, amantes da paz e da natureza, devem desenvolver seu lado artístico para chegar ao sucesso.
* Água: carentes de ambição, contentes consigo mesmos, tendem a escapar da realidade se as coisas não correm de acordo com seus desejos.
* Fogo: passionais, sociaveis, têm sempre um sorriso no rosto; não são bons de planeamento.
* Terra: pacifistas, esforçados, realistas e sem ambição.

Como se lê e os caracteres que fazem a palavra 兔子 tùzi
兔 tù rabbit
子 zi (noun suffix)

E ainda mais uma curiosidade: como nasceu a lenda.
Existem várias versões esta é uma:
"Existe uma velha lenda Chinesa, segundo a qual Buda convidou todos os animais do seu reino para uma reunião em que seriam designados os 12 primeiros animais a chegar, como signos de um ano, respectivamente.
Na noite que antecedia o encontro, o Gato falou com o seu companheiro Rato e combinaram que o que acordasse primeiro na manhã seguinte devia acordar o outro para que fossem juntos à reunião.
Contudo, o Rato quebrou o seu compromisso com o Gato e chegou ao encontro sozinho, sendo o primeiro a chegar. Depois, seguiu-se o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e, finalmente, o Porco. Quando o Gato acordou e chegou ao local da reunião, esta já havia terminado. Diz-se que é esta a razão pela qual o Gato mata o Rato."


Espero que tenham gostado
Frei João

Sem comentários:

Enviar um comentário