segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Endivias com fiambre

Boa noite
Hoje venho rapidinho somente mostrar o jantar, algo que desejava tentar faz algum tempo. Receita retirada daqui, petit chef mais uma vez a funcionar nesta minha incessante procura de diversidade gastronómica.
Deixo receita, em que alterei uma ou outra coisinha, em itálico:
Ingredientes:
- 2 endívias ( 500 gr + / -), no meu caso 3
- 4 fatias de fiambre (usei de peru), 1 fatia da grossura de um dedo, de fiambre da pá
- 1 queijinho pequeno de cabra seco (aqui convém salientar a importância do ingrediente, pois evidencia-se muito na comida)
- amêndoas laminadas q.b.

Para o molho bechamel:
- 1 colher de margarina, utilizei vaqueiro liquida
- 1 colher de farinha
- leite q-b (depende da grossura do molho que se quer)
- sal, pimenta, noz moscada, alho em pó (este último não coloquei)

Preparação:
Cortar o caule das endívias, lavá-las bem, desfolha-las e cozê-las em agua temperada com sal durante 10 minutos. Deixei a escorrer num passador, enquanto fazia o resto. Cortar o fiambre em pedacinhos compridos mas finos e fazer o mesmo com o queijinho.
Num tacho levar ao lume a margarina, acrescentar a farinha e ir colocando leite até engrossar e fazer o bechamel. Temperar com o sal, pimenta, noz moscada e alho em pó, não tinha não pus.
Quando o molho estiver na consistência desejada colocar o queijo para dentro do tacho, envolver e desligar o lume. Ligar o forno a 220º. Num pirex untado com margarina colocar uma camada de endívias, o fiambre picado e as restante endívias. Cobrir com o bechamel com queijo, e polvilhar com a amêndoa laminada.
Foi a minha refeição e adorei o aspecto, a parte de cima parecia o topo dos pasteis de nata.

Até
Frei João

Sem comentários:

Enviar um comentário