domingo, 18 de dezembro de 2011

Azambuja: Palácio da Rainha e Vala Real


Dia de Passeio, fomos andar de bicicleta as 9 horas da manhã zzzzzzz, e aqui a parola não aguentou com a bicla entre pernas e ficou a admirar a paisagem logo que entrou em terra batida, o meu traseiro agradeceu. Mas, não deixou de ter a sua utilidade, muitas fotos bonitas dos arredores e do palácio, infelizmente deixado ao abandono.







Mas vamos por partes e com um pouco de história do lugar. Apresentando fotos do percurso até ao destino, as anteriores, e depois o Palácio da Rainha, Vala Real.
Um pouco de história encontrada no site Canal Baixo Guadiana.
Actualmente em ruínas, o Palácio da Rainha (ou Estalagem das Obras Novas) fica situado junto à Vala Real, um canal mandado construir pelo Marquês de Pombal, que liga a Azambuja ao rio Tejo. Embora tenha sido votado ao abandono, este edifício de finais do século XVIII está intimamente ligado à história do concelho, uma vez que desempenhou inúmeras funções, como posto de controlo de tráfego de embarcações e estalagem de apoio à antiga carreira de vapores que ligava Lisboa e Vila Nova de Constança (actual Constância). O Rei D. Carlos foi um dos notáveis que ficou alojado no local, apaixonado pela Natureza envolvente.

A entrada de palmeiras




A fachada

Pormenores do Palácio



Em frente ao Palácio, o rio


Extenso canal entre a vila da Azambuja e o Rio Tejo, outrora utilizado por embarcações para transportar pessoas e produtos agrícolas. Junto à margem foi construído o Palácio da Rainha, que chegou a albergar o Rei D. Carlos durante as visitas que fazia à região.
A sua importância diminuiu significativamente depois da construção dos caminhos-de-ferro.

Encontrei ainda um outro site ruin'arte que desenvolve um pouco mais da história deste lugar, caso queiram aprofundar o vosso conhecimento ao visitar.
Bons passeios pessoal :)

Sem comentários:

Enviar um comentário