quinta-feira, 18 de julho de 2013

O centenário que fugiu pela janela e desapareceu de Jonas Jonasson

 Acabei de ler este livro do autor Jonas Jonasson, que, por incrivel que me pareça, me pôs um sorriso nos labios ao longo de toda a sua leitura em tão inusitado tema: a velhice. É considerada como o fim da vida, regresso à primeira idade, aqui é demonstrado que pode ser uma aventura. E nós precisamos de aventuras, muitas aventuras  :) (●̮̮̃●̃)(•̪̀●́)

 Inicia-se a história com a fuga pela janela do lar onde se encontrava Allan e ao longo do livro conhecemos o presente, e em retrsopectiva visitamos o seu passado, com muitas históricas e ilustres personalidades do mundo e diversas viagens a paises diferentes, tanto no presente como no passado. A personagem tinha como motto "o que tiver de ser, será" e repudiava tudo o que fosse política e religião, originando alguns acontecimentos engraçados e talvez controversos para alguns, e amava o seu copito.

 No presente encontramos Allan a ser rotulado com diversos epitetos desde idoso, crimonoso mas no fim inocente. Achei engraçado a personagem detetive Aronsson, calma e profissional, que se vê em primeiro lugar à procura de um centenário desaparecido, depois de um centenário desaparecido que pode estar envolvido em três mortes, e no fim torna-se seu amigo.
Recomendo para uma visão diferente daquilo que pode ser  a nossa última idade, recordações e aventuras.
Sinopse:
Um romance hilariante e um fenómeno internacional de vendas a ler sem qualquer moderação! No dia em que Allan Karlsson celebra 100 anos, toda a cidade o aguarda para uma grande festa em sua honra. Mas Allan tem outros planos… Morrer de velho? Sim, mas não ali! Munido de um par de chinelos gastos, joelhos empenados e uma ousadia tremenda, Allan lança-se numa extraordinária aventura, arrastado numa torrente de equívocos e golpes de sorte. E ao mesmo tempo que acompanhamos a sua última viagem (ou será que não?), conhecemos o seu passado, perdido entre guerras, explosões e mulheres fatais – qual delas a mais perigosa!
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário