sábado, 21 de setembro de 2013

Problemas nos morangueiros

 Não é de hoje mas já vem acontecendo faz tempo e ainda não tinha mencionado aqui. Penso que devido a temperatura que tivemos no principio da Primavera, muito fria e chuvosa quando deviamos ter tido o espreitar do sol aos poucos já em Maio. Os morangueiros só começaram a espevitar e ganhar coragem quando o sol começou a espreitar com mais afinco e nessa altura cheguei a tirar duas malgas de morangos a cada colheita por semana. E grandes como tudo.

 E depois deu nisto, os moranguieiros têm as folhas acastanhadas, de fora para dentro. Em que a ponta fica mesmo castanha de seca e o interior vai-se tornando diafono e tingido de bege ou castanho claro.
Até os próprios morangos apresentam este mal, tornando-se acinzentos, de tamnho diminuto e até um pouco esclerozados, parecem tipo bifurcados no seu corpo.

A net é um poço de informações e por lá encontrei algumas ajudas em formas de combater estas pragas bacteriológicas.  E depois fui a minha enciclopédia ambulante de agricultura e perguntei-lhe o que ele (o meu pai) achava e que formas ele já tinha experimentado. Resposta: sulfatar em Setembro agora não vale a pena já tem uma boa parte da planta contaminada.
(͡๏̯͡๏) Sem morangos Buáá!



Sem comentários:

Enviar um comentário