domingo, 30 de junho de 2013

A janta

Tento alargar os meus horizontes na culinária macrobiótica produzindo alguns pratos tipicos, aqui está os couscus com molho de coentros e nas couves gomásio.

sábado, 29 de junho de 2013

Workshop Culinária Macrobiótica - 5ª aula/jantar

E cá está ela, a nossa última aula para o primeiro nível. Mais uma conversa sobre ingredientes, uma ou outra alternativa às receitas fornecidas e vegetais que ligam entre si. E chá do quê? Não sei mas voltei ao mesmo, era bom.
O menu: Creme de lentilhas vermelhas
O menu: Couscus
O menu: Tofu mexido com abóbora
O menu: Legumes salteados no wok
O menu: Sementes de girassol tostadasO menu: 
O menu: Tarte tartin de maçã
Quero mais, quero mais. Tudo saboroso.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vem aí a Primavera... - update

A minha menina está assim

Bolo de limão

Para adoçar a boca, e como forma de estrear as receitas do livro novo, escolhi uma para hoje da página 94.  Livro da coleção Manual de sobrevivência para Homens na Cozinha, conforme foto abaixo, com 95 páginas, têm uma seleção diversificada que variam desde as mais tradicionais receitas como Mexilhões com escabeche para as não tão tradicionais, Crumble de fruta, e o essencial, apropriadas para microondas.

Ingredientes utilizados:
acúcar
margarina
ovos
farinha
fermento em pó
raspa e sumo de limão
leite
manteiga para barrar forma
Bom apetite.

domingo, 23 de junho de 2013

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Workshop Culinária Macrobiótica - 4ª aula/jantar


Esta aula foi diferente das restantes devido ao seu tema: Remédios caseiros. O calor começa a fazer-se sentir e eu esqueço-me das coisas. Chá de certeza que bebi mas cadê foto? Não  sei.

O menu: Leite de arroz e aveia
Sem foto porque bebi e esqueci-me completamente de tirar.
O menu: Shio kombu
O menu: Condimento de cebolinho e miso
O menu: Estufado de feijão de soja preto com vegetais
O menu: Sushi e bolas de arroz
O menu: Pickles rápidos e Cebola com umeboshi


quarta-feira, 12 de junho de 2013

O assassino inglês de Daniel Silva

Ao ler tenho a sensação de tudo planeado e previsível. Apesar de certo modo ser interessante, para quem desconhece a neutralidade da Suiça na questão das falcatruas realizadas durante a segunda grande guerra às obras de arte e dinheiro dos judeus, falta um certo não sei quê que prenda a atenção por mais tempo.
Sinopse:
Espião ocasional e restaurador de arte, Gabriel Allon chega a Zurique para restaurar a obra de um Velho Mestre, a pedido de um banqueiro milionário. Em vez disso, dá por si no meio do sangue do cliente e injustamente acusado do seu homicídio. Allon vê-se inesperadamente a braços com uma voraz cadeia de acontecimentos, incluindo roubos de arte pelos nazis, um suicídio com várias décadas e um trilho sangrento de assassínios - alguns da sua autoria. O mundo da espionagem que Allon pensava ter colocado de parte vai envolvê-lo uma vez mais. E ele vai ter de lutar pela vida com o assassino que ajudou a treinar.
Boas leituras

domingo, 9 de junho de 2013

Under the Duvet de Marian Keyes

Possui pequenos "posts", alguns já publicados, outros originais ainda por publicar, pelo menos até à publicação deste livro. É bom para ir lendo aos pedaços e rindo, sem decisão de acabar hoje, e dá para intercalar outros pelo meio, como eu fiz. Se lido de uma acentada, de rápida leitura.
Retratos do dia a dia da autora com escritora profissional, se é que o conceito existe :), com pequenas confidências e muito humor, riso à mistura. Formas de retratar as suas vivências: o deambular por paises e contraste da sua cultura com outras culturas e formas de vida, a procura incessante de "ofertas" nas campanhas, pelas quais aparentemente os autores raramente vêem :), a forma como escreve, o quê de facto é ser um escritor, mudanças na percepção da sua pessoa e afins.
Tudo regado com uma dose de consciência na forma de retratar estas etapas na vida da escritora.

Sinopse:
When people ask me what I do for a crust and I tell them that I'm a novelist, they immediately assume that my life is a non-stop carousel of limos, television appearances, hair-dos, devoted fans, stalkers and all the glitzy paraphernalia of being a public figure. It's time to set the record straight. I write alone, in a darkened bedroom, wearing my PJs, eating bananas, my laptop on a pillow in front of me ...' 
Her novels are adored by millions aroud the world - now read Marian Keyes's collected journalismo and exclusive, previously unpublished material in Under the Duvet. 
Boas leituras

sexta-feira, 7 de junho de 2013

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Workshop Culinária Macrobiótica - 3ª aula/jantar

Mais uma aula, mais um jantar. E já vamos para a terceira, como o tempo passa.
Mais uma discussão sobre ingredientes, uma ou outra alternativa às receitas fornecidas e vegetais que ligam entre si. E chá do quê? Não sei mas era bom.
O menu: Sopa de cevada com hortelã e nori
O menu: Bulgur com alho, azeite e coentros
O menu: Tempeh primavera
O menu: Nabo ralado
O menu: Alga hiziki com cogumelos
O menu: Rolinhos de couve lombarda com cenoura 




O menu: Creme doce de sêmola
Divinal.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O lanche alentejano na Praça da Figueira

Vai uma sericá? Ou uma ginjinha?
Faz parte do Programa diário da Feira da cultura e gastronomia alentejana e quando cheguei à Praça da Figieira, a única coisa que ainda consegui apanhar foi o Grupo Coral "Vozes do Alentejo" da Quinta do Conde, com os tipicos cantares alentejanos.

domingo, 2 de junho de 2013

Moules Marinière

Para o almoço fiz mexilhões à marinheiro, página 89 no livro Microwave recipes for one. Receita simples mas gostosa.

Ingredientes utilizados:
manteiga
cebola, picada
mexilhões, frescos ou congelados
pimenta preta, móida na altura
vinho branco seco
natas
salsa, picada


sábado, 1 de junho de 2013

Bolo de Chocolate com Coco

Apetecia-me um bolo escolhi a receita da página 88 do  Livro da coleção Manual de sobrevivência para Homens na Cozinha - Receitas para Microondas, e que reunia os ingredientes existentes tanto na despensa como no frigorifico.
Saltei a última etapa da receita e não fiz a cobertura, achei desnecessário e tava sem vontade. Ficou assim.
Ingredientes utilizados:
fermento
farinha
ovos
açúcar
chocolate para culinária
leite
Bom apetite