segunda-feira, 7 de julho de 2014

As Noites das Mil e Uma Noites, de Naguib Mahfouz

 Algum tempo que gostava de ler algum autor árabe e a oportinudade surgiu com este livro, trocado através do Winkingbooks. 
 Relata, supostamente, o que aconteceu após o final feliz, o sultão embevecido com as histórias de Xerazade casa-se com ela e arrepende-se da sua conduta violenta. Como não li o livro anterior (está na lista de leitura) não poderei precisar mas ao longo do livro pequenos indicios se encontram em que talvez não tenha sido bem assim como diziam.
 História enriquecida não só com contrastes modernos mas também da antiguidade. Aqui encontramos o génio, na maioria das vezes conduz partidas, cria desacatos, peturba a paz, conseguindo influenciar os bons cidadãos da sociedade, e infelizmente, estragar lhes a vida. Faz lembrar-me um pouco os autos de Gil Vicente, principalmente no seu conteúdo moralista, enquanto que nestes últimos o mal tinha ordem religiosa, aqui relata-se esses actos através de um ser de fantasia que os tenta noutros caminhos. Ambos são uma questão de fé. Luta entre o bem e o mal, entre a luz e a escuridão, sempre presentes no quotidiano dos seres humanos.
Sinopse:
Este romance começa precisamente onde acabam "As Mil e Uma Noites".
O sultão, depois de ter ouvido, durante quase três anos, as histórias de Xerazade, decide casar-se com ela. Todos crêem que, graças à sua habilidade como contadora de histórias, Xerazade salvou a vida e semeou o amor e a piedade no coração do sultão, pelo que, daí por diante, a paz e a harmonia reinarão no país.
Contudo, a mudança foi apenas superficial e o sultão, afinal, continuou a desconhecer a compaixão, o amor e a justiça, mantendo-se um homem poderoso, mas sem consciência. Como elevar a sua alma e ressuscitar-lhe a consciência? Só através de uma série de acontecimentos dilacerantes que lhe ensinarão o verdadeiro sentido do poder... Em As Noites das Mil e Uma Noites, toda a narração é uma alegoria rica de magia, de pormenores, do fantástico mundo árabe antigo e contemporâneo, com todos os seus conflitos políticos e religiosos.
Nas próprias palavras do grande autor egípcio, As Noites das Mil e Uma Noites "é do mais importante que escrevi em toda a minha vida; nele se misturam a tradição com a modernidade, a realidade com a lenda".
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário