domingo, 22 de março de 2015

Nunca me esqueças, de Lesley Pearse

Livro de aventuras em que aprendi imenso sobre a colónia de Nova Gales do Sul, futura Austrália. Aqui desembarcaram imensos prisioneiros vindo de Inglaterra a história relata as venturas e desventuras de uma mulher num desses barcos.
Compreendo a luta pela sobrevivência dela, e mais tarde dos seus, quando ela própria condenada, vivendo numa colónia de presos, que não se consegue sustentar a si própria e em condições extremas, se vê rodeada do pior que existe na humanidade. Os soldados, de certa forma, pensam-se superiores desde os condenados aos aborigenas, e têm na cabeça uma hierarquia. Os prisioneiros tem de certa forma algo semelhante, ares de superioridade, na forma de pensar dos aborigenas. Cada um só vê o que consegue extorquir dos outros. Nada relatado sobre a opinião dos aborigenas em relação ao brancos.
Tudo isto é que dá o calor e vontade de ler, a sua forma de pensar, criticamente, ao olhar ao seu redor, e verificar de forma consciente a sua situação e tentar alterá-la. História de casmurrice, poderiamos dizer, mas não será também de perseverança. Não existe um sem o outro. Busca de sonhos.
Sinopse:
Até onde iria por amor?
Num dia…
Com um gesto apenas…
A vida de Mary mudou para sempre.
Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu.
O seu castigo: a forca.
A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo.
Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História.
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário