terça-feira, 3 de novembro de 2015

És o meu segredo, de Tiago Rebelo

 Leitura leve e rápida, de enredo simples mas emotivo. Primeiro livro do autor (2005) e primeiro livro que li deste autor. Após leitura gostei e desejo repetir mais.
 Retrata o triangulo amoroso de três pessoas que já se conheciam antes, quase numa outra vida durante as férias grandes no Algarve, mas neste Verão as coisas mudam quando Tomás namora com a irmã de Filipa e estes últimos têm a perceção da mudança que se avizinha. Jovens da alta sociedade que se regem pelas aparências na sua vida, mas por dentro, escondem segredos dolorosos que transformam a vida vazia de sentido.
 Estas três personagens são caracterizadas como inseguras, ao lidar com os seus sentimentos para com outros, ao reconhecer a realidade à sua volta e no fim, a não fazer o que têm de fazer no momento certo. As ações que devem ser feitas só têm consciência quando é tarde e a tragédia se abate.
 Realçar a personagem Rita, irmã mais velha de Filipa,  problemas quando muito nova moldaram-na de forma insegura, e de certa forma depressiva, melancólica, pelo que perdeu e nunca recuperou. Ian, o realizador inglês, com ascendência portuguesa, excêntrico, que dá o humor ao texto.
Sinopse:
Tomás Arruda, o actor português mais famoso da actualidade, está de regresso a Lisboa depois de ter conquistado Londres e Hollywood. Em Sintra, local onde vai rodar o seu novo filme com o realizador Ian Holden, de ascendência lusa, Rute Madeira prepara uma festa de boas-vindas que vai como que assinalar um novo capítulo nas suas vidas. Rute e a sua irmã mais nova, Filipa, são amigas de longa data de Tomás, do tempo em que este ia passar férias em Pedras d’el Rei, e em especial de um inesquecível Verão em que se criaram fortes laços e um doloroso segredo foi revelado sob a abóbada do entardecer celeste. Produto da alta sociedade portuguesa, Tomás, Rute e Filipa parecem ter tudo para emanar felicidade: Tomás tornou-se actor profissional e o seu trabalho foi reconhecido com uma nomeação para um Óscar; Rute gere os negócios da família com uma personalidade de ferro que faz com que estes caminhem de sucesso em sucesso; Filipa concretizou o seu sonho de se tornar educadora de infância e tem uma vida manifestamente tranquila. Todavia, as aparências e os êxitos profissionais escondem os fracassos a nível pessoal, que vão unir as personagens e mergulhar o leitor nos abismos psicológicos das suas mentes, pautadas por um sentimento de solidão, fragilidade e vazio. Romance intenso como Tiago Rebelo já nos habituou, És o Meu Segredo seduz o leitor deleitando-o com um enredo fiel ao próprio carácter da vida: com os seus momentos de escuridão que podem, por vezes, desaguar em tragédia, mas também com a promessa da luz da felicidade. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário