quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Luz na Neve, de Anita Shreve

 Uma pequena menina de 11 anos tem a sua primeira experiência nesta dolorosa aventura da vida dos adultos, ao passear com o seu pai na floresta, e encontram um recém-nascido abandonado no meio da neve. Familia que decerta forma fugiu da vida, e da sociedade, para encontrar refúgio numa pequena e afastada aldeia e é encontrada por vários eventos, após salvar a bébé, que despoletam mudanças com as quais não contavam. São confrontados com os seus receios, o destino, e a vida. 
Autora descreve o seu livro não como um enredo complexo mas realçando o lado mundano do dia-a-dia de uma familia, com as relações tensas entre pai e filha, que se instala numa rotina para esquecer (mais o pai mas filha perpetua de forma a não rebentar a bolha) a tragédia por que ambos passaram ao perderem metade dos membros da familia.
Simbolismo até no próprio titulo pois a  luz na neve indica o fim do inverno, por comparação o fim do sofrimento emocional, depois com a luz (sol)  a cair na neve derrete-a e é a chegada da primavera e do verão, logo o fim do sofrimento. Ter atenção que no inicio do livro é nos dito que já passou vários anos e ela está a recordar o incio da mudança na sua fase adulta , seguindo em frente com a vida. Igualmente simbolico é a neve pois a mesma cega-nos, tal como o estado emocional leva a que sejamos incapazes de ver para além do sofrimento que sentimos.
Sinopse:
Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário