domingo, 5 de junho de 2016

Loanda: Escravas, Donas e Senhoras, de Isabel Valadão

Livro pequeno, é suposto ser um romance mas de romance diria que tem pouco pois relata a vida, em Angola mais especificamente Loanda (futura Luanda), de duas mulheres durante o período que vai de 1637 a 1660 , do século XVII.
A história é nos apresentada separada, primeiro é contada a de Maria Ortega.  E segundo, a história de Anna de São Miguel, somente nesta última é que as duas se encontram e fazem parte do dia-a-dia de cada uma, e nós, leitores, percebemos o porquê de ser assim.
O melhor  mesmo é o contexto histórico dos quais destacam-se três eventos durante estes anos, restauração da independência portuguesa, que estava sob o jugo dos espanhois, conquista de Loanda aos Holandeses, e mais tarde a sua reconquista, mas além da parte histórica o quotidiano, relatando as condições da altura e o clima que enfrentavam.
Sinopse:
No século XVII, duas mulheres deixaram o seu rasto na história da cidade de Luanda. À sua volta teria gravitado um sem número de indivíduos, fidalgos, traficantes, degredados, escravos e libertos. Uns, foram personagens marcantes do seu tempo, outros, simplesmente anónimos no papel de figurantes, todos eles se fazendo parte de um específico contexto historiográfico da colónia angolana. Se existiram realmente ou se foram, apenas, o retrato fugaz de uma época, não há certezas, embora tenham perdurado de alguns vestígios de memórias escritas.» Através do retrato de Maria Ortega e Anna de São Miguel, a autora leva-nos até Luanda do século XVII, de encontro ao percurso, queda e ascensão dos escravos e exilados do reino português. Cruzando a História com um ritmo narrativo forte e surpreendente, Loanda é ainda marcada pelo tom biográfico de personagens que deixaram a sua marca naquele território. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário